A Embaixadores da Alegria é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2006 pelos cofundadores Paul Davies e Caio Leitão. O propósito principal é utilizar a cultura, a música, a arte e a educação como instrumentos de inclusão social para pessoas com e sem deficiência.

Ao longo de quase 20 anos, a Embaixadores da Alegria já beneficiou mais de 19.500 mil pessoas com seus desfiles acessíveis, oficinas de carnaval, palestras, teatro e shows. Foram 16 desfiles consecutivos na Marquês de Sapucaí com sambas exclusivos compostos por grandes nomes do cenário do samba. Os componentes são foliões com e sem deficiência, pertencentes a instituições ligadas à causa. Hoje a associação dialoga com mais de 80 instituições, grupos e projetos no Brasil e no exterior.

O carnaval do Rio de Janeiro vem sendo transformado no mais acessível do Brasil com a Embaixadores da Alegria. A única a desenvolver uma visão de acessibilidade 360º na Cultura.  Um trabalho em constante evolução – fundamentada em leis, normas técnicas – que proporciona uma experiência equânime, lúdica e empática para familiares, amigos e pessoas com deficiência.

A inclusão vai além da quarta-feira de cinzas. Com projetos inovadores como a Wheelchair Parade (Exposição de Cadeiras de Rodas), Festival O Que Move Você?, Musical da Alegria, Oficinas de Carnaval entre outros.

Embaixadores da Alegria. Mais do que uma escola de samba, uma escola de vida.

2016

Inclusão histórica que vale ouro.

Em 2016, a Embaixadores da Alegria viveu um dos seus grandes momentos na cultura do Brasil. Ela se apresentou dentro do Parque Olímpico durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e no palco principal do Boulevard Olímpico. Realizou a primeira exposição de cadeira de rodas do planeta, a Wheelchair Fest, que foi vista por cerca de um milhão de pessoas durante os jogos. O objetivo foi lançar um novo olhar além do objeto cadeira de rodas. Artistas plásticos receberam as cadeiras para serem customizadas. Com diferentes linguagens, a exposição ganhou uma mídia espontânea global. O time responsável pela comunicação, conteúdos e marketing cultural ainda encontrou mais uma ferramenta para falar de inclusão: o “Musical da Alegria”, que foi apresentado no Imperator, com direção musical de Alfredo Del Penho e direção geral Luís Igreja.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?